Entre as atividades diferentes que programamos em comemoração ao “Dia das Crianças”, reservamos tempo e espaço para brincadeira com fluído não newtoniano.
Como a brincadeira pode ser repetida em casa, segue breve explicação:
Os fluídos – que podem ser líquidos, gasosos ou sólidos elásticos – são classificados de duas maneiras: newtoniano e não newtonianos.
Fluídos que possuem uma viscosidade constante, seguem a Lei de Newton e não sofrem alteração quando aplicada uma força. Alguns exemplos são a água, o leite e os óleos vegetais. Já os fluídos não newtonianos são aqueles cuja viscosidade varia conforme o grau de deformação aplicado, portanto, não possuem uma viscosidade bem definida.
A nossa receita é bastante simples, isto é, colocamos amido de milho numa vasilha e adicionamos água aos poucos até que a mistura ficou com consistência próxima à de creme de leite. Para dar cor e aroma mais atrativos, também diluímos um pouco de suco em pó. Em seguida oferecemos para as crianças que se divertiram tentando fazer bolas e aplicando diversos tipos de força enquanto o fluído ora se esparramava, ora endurecia...